.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
O município de Pedro Osório foi emancipado em 3 de abril de 1959 dos municípios de Canguçu e Arroio Grande. Sua sede era formada pela junção das vilas de Cerrito e Olimpo, divididos pelo rio Piratini.
Localiza-se a 31 metros de altitude, na latitude 31º51’51” sul e na longitude 52º49’24” oeste. Sua população estimada em 2015 era de 8.011 habitantes, distribuídos em seus 603,914 km² de área.
Contribuíram muito para a evolução da região os trens da RFFSA, as olarias à beira do rio Piratini, o gado leiteiro e de corte e a agricultura.
A sede da Prefeitura Municipal, antiga estação ferroviária, foi inaugurada como Centro Administrativo Municipal em 03 de abril de 1987. O prédio histórico foi mantido em sua estrutura original e adaptado para receber as repartições públicas. A Prefeitura ainda conta com outros prédios históricos como o Centro Cultural Pasquale Marchese, sede da Secretaria de Cultura; a Secretaria de Educação e a Secretaria de Obras, antiga sede da Companhia Brasileira de Dormentes (Dorbras), empresa especializada na instalação, manutenção e remodelação da estrutura Ferroviária de Pedro Osório.
Gentílico– pedro-osoriense
.
.
.
.