Saúde - Segunda-feira, 23 de Agosto de 2021

Prefeitura renova intervenção da Santa Casa

A prefeitura municipal de Pedro Osório renovou, nessa terça-feira (10), a intervenção na Administração da Santa Casa de Misericórdia de Pedro Osório. A decisão emergencial do prefeito Chola foi tomada mediante a grave situação financeira da instituição. Em fevereiro, a Administração havia assumido a gestão de forma consensual, após solicitação de intervenção da antiga diretoria. O prazo inicial foi de seis meses, com possibilidade de renovação pelo mesmo período. Com a situação ainda grave, a Prefeitura Municipal decidiu manter e intervenção por, pelo menos, mais seis meses, em busca de melhorar a saúde financeira da Santa Casa. A Santa Casa de Misericórdia de Pedro Osório é uma das maiores instituições de saúde da região, sendo referência regional em saúde mental. Nos últimos seis meses, a instituição atendeu, no Pronto Atendimento, 5460 pacientes, com 139 internações através do SUS, 46 delas na ala Covid nos seis leitos de referência para os municípios de Pedro Osório e Cerrito. “Consideramos a Santa Casa o maior desafio da nossa gestão. Manter essa instituição de pé é a maior obra humanitária que podemos entregar pra nossa comunidade. Continuamos lutando e buscando recursos para viabilizar o pleno funcionamento da Santa Casa, explicou o secretário de Saúde e interventor da Santa Casa, Ricardo Alves. Atualmente, segundo levantamento da casa, são cerca de R$ 6 milhões em dividas, que compreendem previdência social, FGTS, INSS, energia elétrica e saneamento. São R$ 1.400.000,00 em débito com a CEEE; R$ 448.370,01 de dívida com a Corsan; R$ 3.472.853,87 de dívidas previdenciárias e R$ 588.495,76 em processos trabalhistas. Algumas dívidas estão em processo de execução fiscal. A última delas resultou na penhora do prédio da instituição por conta de uma dívida com a União. Durante os seis meses de intervenção, as principais receitas da Santa Casa foram através de repasses. União e Estado repassaram R$ 632.208,89; o município de Pedro Osório repassou R$ 512.672,16 enquanto Cerrito repassou R$ 107.488,67 e o quadro social arrecadou R$ 25.089,00. O total de receitas foi de R$ 1.277.458,58 nos últimos seis meses. Foram investidos, nesse período, R$ 373.341,66 em gastos com médicos e R$ 394.178,65 com folha de pagamento mais encargos.