Saúde - Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021

Prefeitura lamenta o encerramento do atendimento do IPE-Saúde nos municípios

O município de Pedro Osório foi surpreendido, no dia 27 de julho, com um ofício, destinado pelo Diretor de Administração e Finanças do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Prev) e o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde), José Carlos Ferreira da Silva, anunciando o cancelamento do convênio para atendimento presencial aos beneficiários da instituição. A decisão, determinada pelo IPE, é unilateral e não permite reação ao município. O cancelamento oficial das atividades do IPE nos municípios será à partir do mês de setembro. Dessa forma, servidores municipais não terão mais acesso ao sistema do instituto, inviabilizando o atendimento à população por intermédio da Prefeitura, restando apenas o contato direto com o IPE. Segundo o ofício da instituição, “tal proposição visa à readequação das estruturas físicas, chamadas anteriormente de Agências e/ou Escritórios, para os novos modelos de atendimento que serão adotados nas novas Unidades de Atendimento das Autarquias situadas pelo Interior do Estado.” “Com essa finalidade de aperfeiçoar o atendimento e torná-lo mais dinâmico, tanto na capital como no Interior do Estado, as Autarquias desenvolveram e estão aprimorando, mecanismos modernos e passando boa parte de seus serviços para os meios digitais – via Aplicativos e/ou através do envio de mensagens eletrônicas (email)”, completou o comunicado da instituição. A Prefeitura Municipal de Pedro Osório lamenta a situação, esclarece não ter condição de opor-se a decisão e se põe a disposição para esclarecimentos aos beneficiários do IPE Prev e IPE Saúde residentes no município.