Saúde - Segunda-feira, 14 de Março de 2022

Ampliação de ofertas e criação de grupos são definidos da Conferência de Saúde Mental

Diversas deliberações foram aprovadas após o encerramento da Conferência Municipal de Saúde Mental, realizada na última quinta (3) e sexta-feira (4). Todas as proposições foram aceitas de forma unânime por todos presentes. As propostas aprovadas foram, no eixo I, criação de grupos de mútua ajuda AA e NA e ampliação da oferta de oficias terapêuticas; no eixo II, buscar financiamento do estado e união para edução permanente para os trabalhadores com foco na saúde mental e cuidado em liberdade; no eixo III, a implementação de práticas integrativas, reconhecer educador físico como também profissional de saúde mental, ambulatório de Saúde mental infanto juvenil como meta depois da Implementação completa do Ament e capacitação de servidores da atenção básica no cuidado da saúde mental e no eixo IV, conversas mensais com a comunidade sobre pandemia e saúde mental. “É fundamental a participação da comunidade e de profissionais competentes para a criação de políticas eficazes de inclusão. Acredito que tivemos um bom resultado na conferência que nos trará bons frutos no futuro”, comentou o secretário de Saúde, Ricardo Alves. Ficou decidido ainda a responsabilidade do psicólogo Felipe Schulte Ferreira Rodrigues e da coordenadora de saúde Mônica Canilha por representar o grupo na Conferência Estadual. “Considero de grande importância ter ocorrido a conferência municipal de saúde mental em Pedro Osório como espaço de falarmos das políticas de saúde mental e como ferramenta para criação de maior cobertura de cuidado aos usuários e capacitação aos servidores”, explicou o psicólogo Felipe.