Administração - Sexta-feira, 15 de Setembro de 2023

GRUPO DE PESQUISA DA UFPEL TRABALHARAM NO MONITORAMENTO DO RIO PIRATINI DURANTE A CHEIA

a previsão certeira foi gerada no dia 13 a partir das 13h

Pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de Pelotas trabalharam em conjunto com a Defesa Civil de Pedro Osório no monitoramento do rio Piratini durante a cheia entre os dias 11 e 14 de setembro.

Após a enchente do dia 8, a previsão de um novo ciclone na região motivou a busca por integrantes do Grupo de Pesquisa (GP) Hidrologia, da UFPel, para trabalhar com as previsões hidrológicas do período.

Os professores Samuel Beskow (Engenharia Hídrica) e Tamara Beskow (Engenharia Civil), juntamente com as discentes do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, as engenheiras hídricas Victória Wojahn e Larissa Santos, vieram até Pedro Osório no dia 12 para conversar com a Defesa Civil e buscar informações que pudessem ajudar na composição do sistema de previsão hidrológica. Foi então que começou uma força-tarefa conjunta com o coordenador da Defesa Civil, Lauri Centeno.

Com os dados de chuva observados e leituras de cota do rio realizadas pela Defesa Civil, a previsão certeira foi gerada no dia 13 a partir das 13h, prevendo cota máxima de 10,4m para a madrugada do dia 14, com 14h de antecedência.

No início da manhã do dia 14 o rio Piratini passou a registrar baixa, como previsto. A última previsão realizada pela equipe do GP foi sobre o retorno do rio ao seu leito natural, que deverá ocorrer no início da noite dessa sexta-feira (15).