PEDRO OSÓRIO BUSCA IMPLANTAÇÃO DA ESCALA MINI-TEA

Saúde - Quinta-feira, 03 de Abril de 2025


PEDRO OSÓRIO BUSCA IMPLANTAÇÃO DA ESCALA MINI-TEA

Pedro Osório está buscando implantar a escala Mini-Tea nas redes de assistência à saúde e educação, melhorando e agilizando a triagem de crianças com TEA e, consequentemente, os atendimentos. Em reunião no gabinete, no último mês, o prefeito Ricardo Alves e o vice-prefeito Davi Lucas discutiram a questão com o secretário de Saúde Christian Lucas, o diretor de Saúde Jhonatan Souza, a presidente do projeto Acreditar e CAS/TEAcolhe Priscila Lucas a assistente social Larisa Gil.

A equipe de saúde de Pedro Osório esteve, em 27 de fevereiro, para aprender sobre a Escala Mini-TEA, uma ferramenta inovadora que promete revolucionar a identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de 2 anos e meio a 12 anos.

Desenvolvida pela APAE de Passo Fundo em parceria com a Escola de Medicina da UPF, a Escala Mini-TEA é um questionário simples e rápido, com uma impressionante sensibilidade de 98%. Isso significa diagnósticos mais ágeis e uma atenção antecipada para as crianças que precisam!

O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento que impacta a forma como as crianças organizam seus pensamentos, sentimentos e emoções. Identificar esses sinais precocemente é fundamental para oferecer o suporte necessário.

Prefeitura Municipal


Pedro Osório